Sob Sigilo, Escondendo dos Moradores do Bairro do que se Trata, PMVC Inaugura “Unidade Acolhendo e Cuidando”.

Sem saber do que se trata e qual a verdadeira função, os moradores do bairro Alto Maron são pegos de surpresa com a inauguração da nova sede da Unidade Acolhendo e Cuidando, que atende crianças e adolescentes com idade entre 10 e 18 anos incompletos que estejam com seus direitos violados, sob medida de proteção (Artigo 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA).

Por debaixo do pano, sem comunicar a vizinhança por medo da reação dos moradores do bairro, Prefeito e autoridades inauguraram a sede de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, que tem por finalidade proteger crianças e adolescentes com idade entre 10 e 18 anos incompletos que estejam com seus direitos violados, cujas famílias, temporariamente, não disponham de condições para oferecer proteção e cuidado.

 

No discurso nenhuma autoridade ou responsável esclareceu aos presentes a verdadeira função dessa unidade que tem capacidade para atender 20 crianças e adolescente dentro das exigências do Ministério de Desenvolvimento Social.

O ambiente é limpo e arejado, e oferece conforto para essas crianças e adolescentes resgatarem a dignidade, mas, não custava nada as autoridade e responsáveis esclareceram aos moradores da cidade de que, realmente, se trata, para que as famílias do bairro não fiquem atônitas com informações desencontradas.

No recinto não havia nenhum impresso informativo das atividades e do perfil dessas crianças e adolescentes que serão atendidas nessa casa, para que as famílias vizinhas do recinto possam voltar a dormir em paz.

A casa conta com uma estrutura de quartos, sala de espera, sala de TV, sala de reunião, área ampla de lazer, cozinha e banheiros. Além da mudança estrutural, foi realizado o reordenamento do serviço com a renovação de parte da equipe e implantação de um novo modelo de gestão em que se priorize o retorno destes adolescentes às suas famílias.

About José William Vieira

View all Posts

Brasileiro da Bahia que gosta de escrever. Escritor/Jornalista que gosta de abordar o cotidiano do seu ângulo de visão.

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas