Hoje é dia de Santos Reis

Terno de Reis

Terno de Reis em Vitória da Conquista

A folia de reis é uma festa católica que celebra os Três Reis Magos. Fixado o nascimento de Jesus, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro.

Com indumentárias vistosas, ornamentadas de pedrarias, miçangas, lantejoula e etc.,  os foliões de Reis,  encenam  atos e entoam cantorias em louvação à divindade de Cristo, quando agraciado e adorado pelos Três Reis Magos, sob a guia da Estrela de Belém.

Celebrado tanto nos festejos natalinos quanto no dia de Reis, em 6 de janeiro, o Terno percorre as ruas durante a noite, visitando as casas ao som de viola, gaita, pandeiro e zabumba,  pregando tempos de fé e candura.

A Folia de Reis é uma tradição movida a muita cantoria e fé. Os fiéis mantém o que já virou uma prática anual na cidade. Os foliões saem pelas ruas cantando e entrando pelas casas, mantendo a velha tradição. Além dos  comes e bebes, os anfitriões que abrem as portas aos fiéis,  retribuem a visita doando alimentos ou dinheiro em espécie.

Tradição seguida à risca nas cidades de Alcobaça, Barreiras, Caetité, Conde, Jacobina, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucuri, Palmeiras, Porto Seguro, São Félix, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.
Por Zé William

About José William Vieira

View all Posts

Brasileiro da Bahia que gosta de escrever. Escritor/Jornalista que gosta de abordar o cotidiano do seu ângulo de visão.

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas