Conto com seu voto

14051829_1153891831347651_1857768008024393509_n–Vereador?
–Sim, vereador!
–Que que tem?
–Para que serve essa porcaria? Esse troço não é para bajular prefeito e aceitar tudo goela abaixo conforme adiantamento de propina?
–Sei não, viu! Acho que esse negócio funciona o contrário: fiscalizar as ações do prefeito.
–Só pra isso? E esse negócio que o povo fala de legis… Como é mesmo o nome?
–Legislar?
–Sim! Esse nome mesmo!
–Deixe-me examinar o livro dos burros que nem nós. LEGISLAR: Estabelecer ou fazer leis; legiferar. Fazer impor leis; legiferar.
–Complicou, agora aparece esse legiferar.
–E a mesma porqueira de legislar.
–Ah, sim. Mas isso não é coisa de deputado e senador.
–Oxente! Vereador é que nem que nem eles, só, que, em esfera menor; esfera municipal.
–Então é cada qual na sua esfera?
–Correto! E não pode bulir na esfera alheia. Vereador que promete mudar leis que não seja do âmbito municipal ele é um banda voou.
–Olhando assim, vereador quase não tem poder.
–Ué, fica aí viu? Vereador tem poder para muitas coisas: fiscalizar as maracutaias do prefeito; inibir obras superfaturas e atrasadas. Serve também para chamar o prefeito na catraca e o obriga a prestar esclarecimento em até 30 dias. Além de criar CPI e pedir socorro ao TCE ou do Município para examinar as contas públicas.
–Vixe, rapaz! Tem essa importância toda? Eu pensava que essa peste servia só para pedir voto pra gente.
–Fica aí besta. O vereador é um indivíduo investido de múnus público e detém muito saber. A depender do caráter, pode usar em benefício próprio ou a favor do povo de sua cidade.
–Se for larápio, entope o bolso de dinheiro porque pode bulir nas leis para beneficiar empresários e fazer tramoia com o prefeito.
–Claro! Mas é bom saber que, para ser vereador, o cabra precisa ser versado em leis e catedrático em direito para fazer mudanças na lei do município; criar novos tributos e extinguir os já existentes ou mudar tributos do município que sejam benéficas para a população; mudar a lei do município relacionada à educação; tirar e colocar nome de ruas; criar bairros, distritos e subdistritos dentro do município; Aprovar lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual; elaborar, deliberar e votar o Plano Diretor municipal; determinar o tombamento de prédios como patrimônio público, preservando a memória do município… e por aí vai
–Quer dizer que vereador tem essa serventia toda?
–Claro que tem!
–Se essa é a função de vereador, então ele não pode sair por aí prometendo mundos e fundos dizendo que vai terminar tal obra de uma rua ou uma escola; que vai melhorar o serviço de coleta de lixo do município; promete implantar escola em tempo integral; fala em aumentar o número de vagas na rede de educação; criar centros de arte e cultura; reforçar o policiamento em certos bairros e dizer que vai contrata Wesley Safadão, Anita, Ludimila.
–Claro que não, essa função cabe ao Poder Executivo Municipal.
–Poder o quê?
– Poder Executivo Municipal.
–O que que é isso mesmo?
–Ué, rapaz, não sabe? Prefeito!
–Ah, sim!
(Zé William)

About José William Vieira

View all Posts

Brasileiro da Bahia que gosta de escrever. Escritor/Jornalista que gosta de abordar o cotidiano do seu ângulo de visão.

Deixe um comentário

Pular para a barra de ferramentas