Talmud, o livro que estimula a inteligência dos judeus

TALMUD, O LIVRO QUE ESTIMULA A INTELIGÊNCIA DOS JUDEUS!

(Essa é uma conclusão que tirei, uma observação pessoal; nunca vi menção a respeito antes, portanto não se deve usar como embasamento factual.)

O sucesso dos judeus no empreendedorismo sempre despertou minha curiosidade. Os Prêmios Nobel e a prosperidade judaica, em grande parte, atribuo ao “livre exame” deles, conhecido como Talmud. Fiquei surpreso ao saber da existência deste.

Não é a Bíblia deles, mas sim um conjunto de textos que servem como um guia fundamental para a lei e a ética judaica, complementando a Torá. Nele, há discussões rabínicas, ensinamentos e interpretações da lei judaica, história e filosofia, sendo a base da tradição do Judaísmo Rabínico.

No meu entendimento, esse livro ajuda os judeus a desenvolverem sua inteligência e a se transformarem no que são, porque o Talmud preserva um processo contínuo de discussão e questionamento sobre o significado da Bíblia e da vida, sendo um texto que encoraja a investigação e a exploração de diferentes pontos de vista. Diferentemente dos demais livros sagrados, que são dogmáticos, o Talmud fundamenta-se em questionamentos como: “De onde você tira isso?”, “E se for assim?”, “E se for assado?”, “Mas o Rabi X disse Y; como isso se encaixa?”. Quer dizer, há dúvida constante, e a dúvida, o questionamento, a incerteza, para mim, são o melhor desenvolvedor do intelecto. As demais religiões, ao contrário, não admitem dúvidas, questionamento que considero um veneno para a saúde mental.

Os judeus também são tidos como estranhos, pelas suas vestes, hábitos e costumes. E, antes da descoberta da higiene, eles adoeciam menos mediante às pestes e outras doenças contagiosas, por já praticarem o hábito de lavarem as mãos antes das refeições, ao sair do banheiro, após visita a hospitais, etc. Procuravam sempre manter a casa limpa, fazendo faxina constantemente, o que contribuiu para que fossem menos infectados pelos vírus nas épocas difíceis das pandemias. Acabavam sendo acusados de proliferarem essas pragas, já que eles tinham mais resistência. Hitler usou desse recurso — de que os judeus transmitiam doenças — para receber apoio da população para o extermínio da raça.
Texto: Zé William

 

About José William Vieira

View all Posts

Brasileiro da Bahia que gosta de escrever. Escritor/Jornalista que gosta de abordar o cotidiano do seu ângulo de visão.

Deixe um comentário

Pular para a barra de ferramentas