Donald Trump: “Hoje é o dia da libertação”

‘Hoje é o dia da libertação’, diz Trump ao anunciar ‘tarifas recíprocas’ de 10% a produtos importados do Brasil.

O tarifaço, segundo Trump, não foi da reciprocidade e sim, reciprocidade pela metade, conforme indicado, implicará em taxas que corresponderão a pelo menos metade da alíquota cobrada por outros países sobre produtos americanos.

O Brasil, Singapura e o Reino Unido serão afetados por uma tarifa de 10%. Ele anunciou tarifas de 54% sobre todas as importações chinesas para os EUA na quarta-feira (2). China promete combater tarifas “intimidadoras” de Trump.

A taxa aplicada para o Brasil será uma das menores. Presidente confirmou taxação de 25% de todos os carros fabricados fora dos EUA. As novas tarifas entram em vigor em 5 e 9 de abril. Em um discurso de quase uma hora nos jardins da Casa Branca no fim da tarde de hoje, Trump repetiu várias vezes que “hoje é o Dia da Libertação”.

Antes, Trump confirmou que vai impor 25% de tarifas a todos os automóveis fabricados fora dos EUA a partir de meia-noite. Ele já havia mencionado essa medida na semana passada e a confirmou hoje. Esses produtos ficam fora das “tarifas recíprocas”, assim como aço e alumínio, que igualmente já haviam sido taxados em 25% por Trump.

O governo dos EUA vai aplicar 10% de tarifas para produtos de países como Brasil, Cingapura e Reino Unido. O maior peso recaiu sobre países asiáticos. Economias como China, Vietnã, Camboja e Taiwan terão seus itens taxados em mais de 30%.
Não houve mudança no caso de Canadá e México, vizinhos dos EUA com quem integram uma zona de livre-comércio, que já tiveram seus produtos vendidos aos EUA taxados em 25% no mês passado.

Vale a pena assistir ao vídeo.

About José William Vieira

View all Posts

Brasileiro da Bahia que gosta de escrever. Escritor/Jornalista que gosta de abordar o cotidiano do seu ângulo de visão.

Deixe um comentário

Pular para a barra de ferramentas