Por que o governo dos EUA acusa Nicolás Maduro de chefiar cartel do narcotráfico

Os Estados Unidos abriram um processo criminal contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Os americanos o acusam de associação com o tráfico de drogas. A acusação também é direcionada diversos outros membros de alto escalão do governo venezuelano.

EUA consideram que Maduro é lider de um cartel de drogas em parceria com a guerrilha colombiana

As acusações foram anunciadas pelo procurador-geral (cargo equivalente nos EUA ao de ministro da Justiça do Brasil) William Barr e devem aumentar as tensões entre os dois países.

Os EUA também ofereceram uma recompensa de US$ 15 milhões (R$ 75 milhões) para informações que possam levar à prisão de Maduro.

A Casa Branca apoia o líder de oposição Juan Guaidó, que no ano passado se autodeclarou presidente interino.

As novas acusações são uma escalada na longa campanha de pressão dos EUA para a saída de Maduro, que também inclui sanções econômicas ao país latino-americano. Os americanos consideram Maduro “ilegítimo” e também o acusam de ser um “ditador”.

Grupo de Administração para o Controle das Drogas dos Estados Unidos oferece U$ 15 milhões por informações que levem à captura de Maduro

Narcotráfico e conluio com as Farc

Maduro e outros membros do alto escalão do governo venezuelano são acusados pelos EUA de supostamente integrar o cartel Los Soles, que atuaria em conjunto com o grupo paramilitar colombiano Farc para “inundar os Estados Unidos com cocaína”.

O grupo é acusado de facilitar envio de drogas da Venezuela, incluindo permitir que o narcotráfico operasse aviões a partir de uma base aérea venezuelana.

“Enquanto o povo venezuelano sofre, esses conspiradores enchem os bolsos”, disse Barr em uma coletiva de imprensa na quinta, 26.

O processo inclui ainda acusações de crimes relacionados ao tráfico, como lavagem de dinheiro e corrupção.

As acusações foram apresentadas contra Maduro e outras 14 pessoas — incluindo o ministro da Defesa e o presidente da Suprema Corte venezuelana — em tribunais de Nova York, Miami e Washington.

As acusações puderam ser apresentadas em tribunais dos EUA porque os supostos crimes teriam acontecido também em território americano.

Mais cedo no mesmo dia, Maduro acusou os EUA e a Colômbia de conspirar contra a Venezuela e causar violência interna no país.

Procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, anunciou nesta quinta-feira a acusação de narcotráfico contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Qual o pano de fundo da crise com a Venezuela?

Maduro venceu uma eleição presidencial apertada em abril de 2013 após a morte de seu padrinho político, o presidente Hugo Chávez.

Em maio de 2018, Maduro foi reeleito em uma eleição que foi considerada problemática por observadores internacionais. Seus opositores o acusam de ter fraudado o pleito.

Sob Maduro, o país tem vivido um colapso econômico, com uma inflação de mais de 800 mil % no último ano. Mais de 4,8 milhões de pessoas deixaram a Venezuela, gerando uma crise migratória internacional.

Guaidó acusou o presidente de não estar preparado para o cargo e recebeu o apoio de de muitos países, incluindo o Brasil, os EUA e países da União Europeia.

No entanto, Maduro continua no poder e é apoiado por Rússia, China e Cuba. Ela acusa as restrições econômicas impostas pelos EUA de serem o motivo da crise econômica no país.

Também diz que a interferência dos EUA é a razão de diversos outros problemas que a Venezuela enfrenta.

Fonte: BBC News.

Clique na imagem para adquirir o livro digital na “Amazon”. Livro intitulado de: “Lá se faz, aqui se paga” de autoria “Zé William”, publicado em 2019.

O livro aborda questões contemporâneas que contemplam o homem na sociedade, na sua relação com a natureza e com ele mesmo. Trata-se de um diálogo entres dois seres que observam o comportamento do ser humano à distância e fomentam uma rica discussão a respeito, examinando com profundidade as influências que as pessoas sofreram ao longo dos anos e como atualmente lidam com essa herança.

Uma forma inusitada que o escritor encontrou para expor seu pensamento a respeito de diversos temas que emergem no cotidiano como a religião, a política, a economia, o futebol, o entretenimento, dentre outros. Por meio de um diálogo entre dois personagens apenas, o autor consegue discorrer sobre esses assuntos, ora de forma leve, cômica, ora de forma profunda e até mesmo técnica. É interessante que o texto – que se desenvolve totalmente por meio da conversa ente dois personagens que sequer têm seus nomes revelados – não se utiliza da figura do narrador. Desta feita, cabe ao leitor usar sua criatividade para produzir cenários, imprimir rostos aos personagens e intuir, por meio dos recursos de pontuação utilizados, a tonalidade das vozes, ora irônica, ora cômica, ora brava, ora indagativa ou sugestiva… A história começa com a chegada de um dos personagens a um local que a princípio pensamos ser o céu – aquele céu que, no imaginário coletivo, se contrapõe ao inferno – e o encontro com seu anfitrião. A partir de então todo o texto se desenvolve por meio de um bate-papo entre ambos. . A propósito, na perspectiva do autor, o mundo chegou ao ponto em que está justamente porque as pessoas não desenvolveram a capacidade de pensar de forma autônoma e de refletir, profundamente, sobre seu existir no mundo. Devido aos assuntos polêmicos tratados no livro, com certeza ele provocará as mais diversas reações em seu público.

About José William Vieira

View all Posts

Brasileiro da Bahia que gosta de escrever. Escritor/Jornalista que gosta de abordar o cotidiano do seu ângulo de visão.

Deixe um comentário

Pular para a barra de ferramentas