A biografia de 18 pessoas muito importantes da História

A biografia de 18 pessoas muito importantes da História

Gessica Borges
Gessica Borges

Neste artigo, selecionamos 20 grandes nomes da história para que você possa conhecer um pouco da biografia das pessoas que influenciaram a nossa forma de ver e estar no mundo.

1. Marie Curie (1867-1934)

biografia pessoas importantes da história

Teve uma infância pobre, e para conseguir estudar, teve que mudar-se da Polônia para a França, fugindo da proibição e falta de oportunidade para mulheres na ciência.

Era a melhor da classe no mestrado e junto com o seu marido, Pierre Curie, desenvolveu os princípios da radioatividade. Acabou morrendo aos 67 anos pelos efeitos negativos da radiação, de tanto tempo que ficava exposta aos seus estudos e experimentos.

Quer saber mais sobre Marie? Leia a sua biografia completa.

2. Ada Lovelace (1815 – 1852)

biografia pessoas importantes da história

A mãe estimulou a menina desde criança a estudar matemática e a apresentou ao rei da Inglaterra. Foi através do grupo de amigos da realeza que ela conheceu, aos 17 anos, Charles Babbage, um senhor matemático importante da época que estava desenvolvendo uma máquina analítica, como uma calculadora gigante.

Apesar de casada ainda adolescente e com três filhos, continuou a estudar matemática e línguas. Teve a oportunidade de desenvolver um algoritmo que, cem anos depois, foi reconhecido como a primeira linguagem de programação da história, batizada de Ada e usada até hoje para fazer bancos, computadores e trens funcionarem.

3. Louis Pasteur (1822-1895)

nkscjnkas

Se não fosse por ele, provavelmente os nossos hábitos de higiene seriam muito menores e as pessoas continuam morrendo pelas doenças mais comuns, como uma gripe.

Pasteur foi o responsável por detectar que germes são a razão de muitas das doenças infecciosas. Até então os hábitos sanitaristas não eram nada desenvolvidos e as pessoas tinham muito mais contato com bactérias.

Ferver algo para desinfetar, por exemplo, foi uma ideia que saiu da cabeça dele. Se não fosse Pasteur provar que microorganismos do ar infectavam matérias, não teríamos desenvolvido métodos de assepsia e esterilização que hoje são fundamentais no dia a dia.

4. Martin Luther King Jr. (1929-1968)

anskjdaskjd

Nascido em uma família de pastores da Igreja Batista, o líder e ativista norte-americano pelo direito das pessoas negras logo soube que gostaria de seguir a carreira do pai e do avô, e tornou-se pastor muito jovem.

Vivia na cidade de Montgomery, no Alabama, lugar no sul dos EUA que sofria com a segregação racial.

Após o episódio em que Rosa Parks se recusou a ceder o lugar a um homem branco em um ônibus, Martin entrou em cena e tornou-se a principal voz do movimento que promoveu boicote aos ônibus de Montgomery. 

Tornou-se uma voz nacional da luta antirracista. Sua forma de agir em nome da não-violência, inspirada em Gandhi, é até hoje um exemplo de atitude, especialmente porque o líder foi assassinado enquanto ainda pregava a paz e justiça.

Conheça aqui a história de vida de Martin Luther King Jr.

5. Rosalind Franklin

biografia pessoas importantes da história

Se hoje milhares de procedimentos médicos podem ser feitos através da análise de DNA, deve-se muito a esta química britânica, que participou na descoberta das estruturas moleculares dele.

Com apenas onze anos já ensinava química e física na escola aos colegas. Ganhava prêmios anualmente pelo seu desempenho escolar.

Contrariando a vontade do pai, de que fosse assistente social, formou-se em química pela Universidade de Cambridge, Em 1951 juntou-se à equipe de biofísicos do King’s College Medical Research.

Ela foi indispensável para descoberta da dupla estrutura helicoidal da molécula do DNA, que concedeu o Nobel de Fisiologia e Medicina no ano de 1962 aos bioquímicos James Dewey Watson, Maurice Wilkins e Francis Crick.

6. Albert Einstein (1879 – 1955)

ha88

Um garoto comum que gostava de matemática, de física e de música. Nascido na Alemanha, foi inspirado pelos homens da família a gostar de engenharia e o livro Crítica da Razão Pura de Immanuel Kant era o seu predileto sobre ciência.

Era um simples examinador de patentes aos 26 anos quando publicou os seus artigos que tornaram 1905 o “Ano Milagroso”, como é conhecido pela ciência.

A partir de então tornou-se um gênio celebrado pela descoberta do efeito fotoelétrico, a existência de átomos, da equação E = mc², da teoria especial da relatividade.

Leia mais aqui sobre a vida de Albert Einstein e também os 8 fatos mais marcantes da sua biografia.

7. Karl Marx (1818 – 1883)

Karl Marx

Nascido na Alemanha em uma família de classe média, o filósofo e revolucionário socialista Karl Marx criou uma nova forma de fazer política que influenciou o rumo da história no século XX.

Era para ter sido advogado, como o pai, mas sempre gostou de filosofia e tornou-se doutor na matéria aos 23 anos de idade. No entanto, a sua posição contra a elite ditatorial da Prússia o manteve à margem da sociedade durante toda a vida.

Marx foi o redator de Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867), duas “bíblias políticas” que deram origem ao comunismo. Obras que influenciaram líderes na criação de formas de poder contrárias ao regime capitalista predominante.

As ideias marxistas foram motivo da divisão geopolítica do mundo no século XX, que culminou na queda da União Soviética em 1991.

Até hoje, no entanto, palavras oriundas de suas ideias como “comunismo, luta de classes, materialismo, sindicalismo, direita e esquerda” não saem da boca das pessoas.

Leia também: O lado humano de Karl Marx: quem foi o homem por trás da ideologia comunista.

8. Rosa Parks (1913 – 2005)

Rosa Parks

Ainda jovem, Rosa teve que abandonar os estudos para trabalhar como costureira e ajudar a família.

Casada com Raymond Parks, membro da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP), sua vida mudou em dezembro 1955.

Na ocasião, negou-se a ceder o seu lugar a um homem branco num ônibus, causando grande revolta na cidade. Assim, iniciou-se o queseria a luta pelo direito dos negros americanos, um capítulo importante da história do país. A partir daí Rosa dedicou a sua vida à luta antirracista e tornou-se um ícone mundial.

Quer saber mais? Está tudo aqui em sua biografia completa.

9. Margaret Hamilton (1936)

biografia pessoas importantes da história

Sabe aquele dia que o homem chegou à lua? Não teria acontecido se não fosse por Margaret Heafield Hamilton. Ela era a engenheira de software americana que dirigia o departamento para orientação da Apollo, missão que levou os primeiros astronautas à lua.

Desde pequena, muito curiosa e inteligente, ela formou-se em matemática e logo se tornou um nome importante da NASA. Dirigiu o departamento responsável por escrever os códigos de comando de uma das mais importantes missões da agência espacial.

10. Gautama Buddha (563 a.c. – 483 a.c.)

https://www.ebiografia.com/karl_marx/ 

Nascido príncipe no Nepal, Buda, como é conhecido no Brasil, renunciou ao seu trono para buscar acabar com o sofrimento de todos os seres, incluindo nós, humanos. Sua jornada em busca do Nirvana inspirou legiões de seguidores e tornou-se uma religião.

Com apenas 35 anos, segundo conta algumas biografias, Buda alcançou a iluminação e soube porque o sofrimento existia e o que era necessário para eliminá-lo.

Passou os restante 45 anos da vida ensinando suas doutrinas por regiões da Índia e China. Hoje, a doutrina budista é uma das práticas espirituais mais populares do mundo.

11. Princesa Diana (1961 – 1997)

biografia pessoas importantes da história

Depois que começou a frequentar a vida da família real britânica, tornou-se um modelo único de beleza, moda e comportamento.

Todos a amavam e se inspiravam em sua personalidade e estilo. Perseguida por fotógrafos depois da sua polêmica separação do príncipe, morreu em um acidente de carro em 1997, deixando o mundo inteiro em choque. Até hoje é a princesa britânica mais falada da contemporaneidade.

 

12. Virginia Hall (1906 – 1982)

biografia pessoas importantes da história

Foi parar no meio da guerra e acabou por ser convidada a ser espiã ajudando a resistência francesa contra os nazistas em 1940.

Foi ficando cada vez mais ousada, planejando ataques para atrasar suplementos ao nazistas, ajudando judeus, e participando operações de sabotagem.

Logo foi notada pela Gestapo, polícia nazista, passando a ser procurada como a espiã aliada mais perigosa, chamada de “a dama que manca”.

Teve muitas identidades diferentes. Foi a única mulher condecorada pela Cruz de Serviço Distinto pelos seus esforços de guerra.

13. Kwame Nkrumah (1909 – 1972)

hakas774

Foi desenvolvendo as suas ideias de um continente africano livre e moderno, até que ajudou a fundar o movimento chamado Pan-Africanismo.

Aos 38 anos retornou ao Gana, seu país de origem, já como um político respeitado. Aos poucos, foi recrutando pessoas para sua causa: implantar um autogoverno no país, na época colônia do Reino Unido.

Gana foi o primeiro país africano a tornar-se independente em 1957 e a luta e ideais de Nkrumah inspirou líderes africanos e negros em todo mundo pela conquista de liberdade.

14. Harriet Tubman (1822 – 1913)

huashd

Harriet Tubman nasceu no leste dos EUA, em condição de escravidão. Ainda jovem, teve um peso de ferro atirado sobre a sua cabeça, que afundou seu crânio e causou dores de cabeça e convulsões para o resto da vida.

Com 27 anos de idade, decidiu fugir da fazenda onde trabalhava. Depois, retornou para libertar a sua família e ajudou mais de setenta famílias a escapar também, mesmo durante a implantação da Lei do Escravo Fugido, implantada no país em 1850.

Durante a Guerra Civil Americana (1861 – 1865), ofereceu-se para servir, foi espiã e comandou 150 soldados liderando as tropas do norte contra os soldados do sul.

A operação conhecida como Ataque no Rio Combahee conseguiu a libertação de mais de 700 escravos dos Confederados.

Tornou-se um símbolo americano de liberdade e coragem e seu rosto passará a estampar a nota de vinte dólares no ano de 2020.

15. Maomé (570 – 632)

989887

As revelações místicas que recebeu passaram para o Corão, livro base da religião muçulmana. A partir de então saiu em peregrinação pregando a adoração de um único Deus tornou-se conhecido como o profeta de Alá.

O profeta uniu praticamente todas as tribos árabes do norte africano sob uma só religião.

16. Madre Teresa (1910 – 1997)

jiaii8

Nascida na Macedônia com o nome de Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, Madre Teresa naturalizou-se indiana, Até hoje é um símbolo de caridade, sendo beatificada e canonizada pela Igreja Católica.

Com 18 anos já era missionária na Irlanda. Quando estava perto dos 40 anos, fundou a congregação Missionárias da Caridade, destinada a ajudar pobres e necessitados, especialmente na cidade indiana de Calcutá.

Homenageada com um Prêmio Nobel da Paz de 1979, a freira fundou hospitais, orfanatos e escolas para pessoas em situação de rua, doentes e etc.

Polêmica, foi alvo de denúncias que apontavam as péssimas condições em que mantinham os doentes em seus hospitais e centros de acolhimento. Mas fato é que nada abalou a imagem da mulher como uma santidade do século XX.

Quer saber mais sobre a sua trajetória? Não deixe de ler a biografia completa.

17. Indira Gandhi (1917 – 1984)

biografia pessoas importantes da história

A única mulher a ocupar o maior cargo político e público indiano provou várias revoluções na história do país. Apesar do sobrenome, Indira não tinha parentesco com Mahatma Gandhi.

Com 22 anos chegou a ser presa por atuar em guerras, começou na política ajudando o pai, primeiro-ministro indiano, e aos 55 anos assumiu o mais alto cargo do governo do país, a exemplo do pai.

Revolucionou a política e economia da Índia e morreu assassinada aos 66 anos, por um grupo religioso contrário ao seu.

18. Mao Tsé-Tung (1893 – 1976)

Mao Tsé Tung

O líder revolucionário chinês é provavelmente o maior responsável por hoje termos em nossas casas vários produtos produzidos na China.

Filho de camponeses, desde jovem Mao era partidário de ideias socialistas e depois de lutar no exército por um tempo, participou da fundação do Partido Comunista Chinês.

Muita guerra e morte aconteceu para que o político conseguisse dar à China um poder de Estado, de nação, que antes não existia.

Ele também pensou o comunismo de uma forma diferente do que era praticado pela União Soviética. Mesmo com atitudes controversas, é um dos nomes asiáticos mais importantes do século XX.

Fonte: https://www.ebiografia.com/biografia

About José William Vieira

View all Posts

Brasileiro da Bahia que gosta de escrever. Escritor/Jornalista que gosta de abordar o cotidiano do seu ângulo de visão.

Deixe um comentário

Pular para a barra de ferramentas