O projeto ainda em fase embrionária, pelo governo baiano, via o vice-governador João Leão (PP), e agora na Secretaria de Planejamento do Estado.
Os chineses planejam construir, de forma discreta e minuciosa, uma nova cidade da Bahia. De acordo com o colunista Levi Vasconcelos, do jornal A Tarde, será uma cidade com edifícios de até 30 andares em um ambiente em que o esgoto é 100% coletado e tratado.
O aquífero, bem avaliado, é para tirar dele o máximo de água doce possível. Se não der, dessaliniza água do mar em frente e a energia será eólica e solar. O projeto ainda em fase embrionária, pelo governo baiano, via o vice-governador João Leão (PP), e agora na Secretaria de Planejamento do Estado.
Segundo a coluna, o local será a ‘Ponta dos Garcez’, em Jaguaripe, local valorizado no período do Brasil Colonial, pelos portugueses, contudo, atualmente quase esquecido. É uma área que começa no lado sul da ilha de Itaparica e se estende por quase 14 quilômetros de praias bucólica e quase intactas.
Essa fatia que vai ao sul, até a desembocadura do rio Jiquiriçá, pertence ao banqueiro Daniel Dantas. Os chineses miram a outra área: do Jiquiriçá até o Taquary, em Valença, terras que pertencem hoje a Andrade Mendonça.
O prefeito de Jaguaripe, Eráclito Arandas (PSD), diz que as negociações devem prosperar. Nesta terça-feira (11), o prefeito participou da terceira reunião com representantes do governo do Estado e chineses para discutir o assunto.
“Nossa parte é adequar a área, seguindo a lei, para esse tipo de negócio. É algo complexo, mas eu não tenho a menor dúvida de que a ponte Salvador-Itaparica vai dar um forte impacto aqui e estamos nos organizando”, informou o prefeito. Jornal da Chapada com informações do site Acesse Política e da coluna de Levi Vasconcelos, do jornal A Tarde.
Kindle- 360 páginas. Valor: R$ 24,99. “Clique aqui”.
Acesse também o Facebook: “Clique Aqui.”
Acesse o Instagram: “Clique aqui.”