Vitória da Conquista foi parar no noticiário nacional por ter recebido visita de agentes de saúde suspeitos, que estiveram nas casas das pessoas para colher sangue e fazer teste da COVID-19. No noticiário, jornalistas mostraram outras cidades, de outras região, com esse mesmo grupo de agentes da saúde suspeitos realizando o mesmo trabalho.
Trata-se de um grupo estranho, de pessoas humildes munidas de crachá. Carro simples com aparência de velho, cheio de kit de testes da COVID-19 dentro. Essas pessoas ostentavam crachás de identificação e usavam fardas bastante surradas.
Na entrevista, eles disseram aos jornalistas que representavam o Ministério da Saúde. (Ocorre que o Exército anda fazendo esse tipo de trabalho também.) Mas nada ficou comprovado. Caso fosse o exército as pessoas estariam mais apresentáveis.
Achei tudo isto muito estranho. Foi quando ouvi dizer que esse grupo anda contaminado as pessoas. Mesmo assim, não acreditei, seria um absurdo se isto estivesse acontecendo. Foi quando recebi um áudio de alguém indignado, dizendo que esses grupos andam nas cidades de pouco índice de contaminação para disseminar a doença. Comportamento este, característico da esquerda do Brasil, me deixou desconfiado.
Vitória da Conquista tem 300 mil pessoas, aproximadamente, e apresenta baixo índice de contaminação. Então fui pesquisar no site da Prefeitura.
Veja o resultado da minha rápida pesquisa.
De 19 do abril até 29 do mesmo mês, aumento de 8 casos confirmados. De 23 para 31.
De 29 do abril até 06 de maio, aumento de 4 casos confirmados. De 31 para 35.
Esses agentes citados estiveram em Conquista no final de abril.
Do dia 6 de maio em diante começa a crescente escala de contaminação.
Do dia 6 de maio para o dia 7 do mesmo mês, aumento de 8 casos confirmados. Sobe de 35 para 43. Em um único dia aumento de oito casos, o mesmo de casos que levou nove dias para acontecer, antes da visita desse falsos agentes; do dia 10 de abril até o dia 19 do mesmo mês.
Do dia 12 de maio para o dia 13 do mesmo mês, aumento de 8 casos confirmados: sobre de 50 para 58.
Do dia 14 de maio até o dia seguinte, 15 do mesmo mês, aumento de 11 casos confirmados: de 63 para 74 casos.
Dia 19 de maio chegou em 95 casos confirmados. Ontem, 21 de maio, Conquista já tinha 101 casos confirmados. Um crescimento galopante.
Quer dizer, após a chegada desses agentes à cidade, o número de casos quase triplicou. De 35 para 101 casos confirmados.
Telefonei para órgão de saúde da Prefeitura, para mais informação a respeito, mas não souberam me explicar. Pode ser fake news, pode não ser. Mas alguma autoridade tem que se pronunciar e até o momento isto não aconteceu. Como os números não mentem, o aumento significativo foi apresentado, mera coincidência ou a progressão natural de contágio? Sinceramente, não sei! Tire você suas conclusões.
Caso queira confirmar os dados apresentados, abaixo, o link do site da Prefeitura de Vitória da Conquista-BAHIA.
https://www.pmvc.ba.gov.br/21-05-boletim-epidemiologico-secretaria-de-saude-passa-a-informar-taxa-de-ocupacao-de-leitos-para-tratamento-da-covid-19/