Terno de Reis “ Céu, Mar e Ar” do Alto Maron, mantém tradição de visitação de casa do próprio bairro. Com roupas de cores vibrantes e acompanhadas por tambores, flautas e triângulos, os foliões visitam as casas tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis”. Nesse sábado, 02 de janeiro de 2016 a vez foi da Rua Vasco da Gama.
O Sacerdote do Centro de Umbanda Oxalá: fé, esperança e amor do Alto Maron, o Senhor Bonfim, como todo ano faz, numa demonstração de valorização dessa autêntica manifestação folclórica e religiosa, convida os reiseiros para entoaram cantorias, ao redor do presépio montado em sua residência, em comemoração do nascimento de Cristo e da visita dos três reis magos ao menino Jesus. A casa enche de adeptos, apreciadores dessa arte e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos ao menino jesus.
Em Conquista onde a religiosidade transborda, seja através do candomblé ou do catolicismo, não poderia faltar, no calendário, a Festa de Reis, que acontece em todos os bairros da cidade.
Devidamente caracterizados, com fantasias e instrumentos, fazendo representações dos Três Reis Magos e outras personagens através de música, dança e versos, os ternos encantam os curiosos.
No dia 23 de dezembro, em Vitória da Conquista, encontro de Ternos de Reis abriu a última noite do Natal da Cidade no “Centro Galuber Rocha”. Dezesseis grupos participaram do evento. O encontro dos Ternos de Reis já virou tradição no evento, sendo promovido durante estes 19 anos. Uma demonstração da valorização dos ternos de reis, autênticas manifestações folclóricas e religiosas típicas do interior, pelos conquistenses e reconhecida pelos próprios reiseiros.