Apagão de energia atinge dez Estados e o DF

ApagãoCorte na distribuição foi determinado pelo ONS, órgão do governo federal responsável pela coordenação e controle de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil

Além da falta de água nas torneiras, a crise hídrica começa agora a afetar também a distribuição de energia elétrica no País. Cidades em ao menos dez Estados brasileiros –nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste – registraram cortes severos que chegaram a duas horas, na tarde desta segunda-feira (19), deixando residências e comércios totalmente no escuro.

O contratempo ocorreu devido a uma determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão federal responsável pela coordenação e controle de geração e transmissão de energia elétrica no País. Em nota divulgada horas após o apagão, o ONS justificou as quedas da seguinte maneira: “Restrições na transferência de energia das regiões norte e nordeste para o sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica.”

 Até às 17 horas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta o setor, ainda não havia sido informada sobre a recomendação do ONS para que as distribuidoras de energia reduzissem o fornecimento. Isso só ocorreu quando o órgão divulgou o motivo à imprensa.

A informação sobre a falta de energia em diversos pontos do País surgiu com a proliferação de posts em redes sociais com reclamações de internautas a respeito. Logo, as empresas responsáveis pela distribuição começaram a divulgar notas sobre os problemas, que atingiram cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Em São Paulo, ao menos menos duas estações de metrô – Luz e República – precisaram ser fechadas durante o apagão, que afetou bairros como Campo Belo, Santa Cecília, Campos Elíseos e Vila Mariana, nas regiões central e sul da capital paulista. A Linha 4-Amarela foi paralisada por mais de uma hora e passageiros foram obrigados a caminhar pelos trilhos do metrô para deixar os vagões – a situação foi normalizada às 16h30. No interior, Campinas também registrou falta de energia elétrica em diversos bairros, bem como São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-01-19/apagao-de-energia-atinge-sudeste-do-pais.html

About José William Vieira

View all Posts

Brasileiro da Bahia que gosta de escrever. Escritor/Jornalista que gosta de abordar o cotidiano do seu ângulo de visão.

Deixe um comentário

Pular para a barra de ferramentas