Bolsonaro diz que Queiroga assinará parecer para “desobrigar uso de máscara por vacinados”

Para alterar a medida, o país deve considerar as variáveis, cobertura de saúde e incidência local. Declaração ocorreu durante evento do Turismo no Palácio do Planalto

Bolsonaro tentando colocar a máscara

(crédito: AFP / EVARISTO SA)

Texto: Ingrid Soares

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (10/6) que se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para pedir um parecer que desobriga o uso de máscara para quem já recebeu a imunização contra a covid-19 ou para quem já foi infectado pelo vírus. Declaração ocorreu durante evento do Turismo no Palácio do Planalto. O chefe do Executivo falava sobre as viagens que tem feito nacionalmente e ironizou reportagens que noticiam que ele visita os lugares sem o uso do equipamento de proteção.

Bolsonaro, no entanto, não citou datas. E Queiroga ainda não se pronunciou sobre o assunto. A medida do uso de máscaras não foi decidida pelo governo federal, mas, sim, por estados, municípios e Distrito Federal.

O mandatário ainda teceu críticas a governadores por conta de medidas restritivas durante a pandemia. “Se bem que, para nós, no nosso protocolo, para quem estava infectado, esse, sim, “fique em casa”, não aquele “fique em casa” para todo mundo. A quarentena é para quem esta infectado, não é para todo mundo porque isso destrói empregos, mata de outra forma o cidadão. De fome, de depressão”, concluiu.

Cautela

Em maio, após países como os EUA terem autorizado a dispensa do uso de máscaras por vacinados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu cautela aos chefes do Executivo ressaltando que a desobrigação do equipamento pode ocorrer quando não há mais transmissão comunitária da doença e que não depende unicamente da imunização contra o vírus. Para alterar a medida, o país deve considerar as variáveis, cobertura de saúde e incidência local.

Fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/politica

About José William Vieira

View all Posts

Brasileiro da Bahia que gosta de escrever. Escritor/Jornalista que gosta de abordar o cotidiano do seu ângulo de visão.

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas