Sinuca de Luto! Morre “Iguaí”, o Astro da Sinuca de Vitória da Conquista e Região

Morre o campeão da sinuca que dava vida ao esporte com suas jogadas de efeito e precisão cirúrgica nas tacadas. Iguaí, como era conhecido, por ser iguaiense, se movimentava ao redor da mesa com passos rápidos, não perdia muito tempo matutando o que ia fazer, já tinha o caminho inteiro da partida traçado na cabeça. Com o taco em punho e  muita precisão fazia a caçapa engolir as bolas coloridas e sempre deixando a bola branca em posição perfeita para o próximo lance.

No pano verde, iguaí era implacável com seus adversários. Jogadas ousadas e efeito desconcertante levantava a torcida que pedia mais. Apesar de tanta habilidade para a sinuca, Iguaí não vivia deste esporte, era motorista de ônibus-urbano por profissão, mas sempre achava tempo participar de campeonato e encantar a torcida.

Iguaí, o velho guerreiro, melhor jogador de Vitória da Conquista e região morreu nesta sexta-feira, 10 de agosto,  deixando a sinuca de luto.

O célebre sinuquista iguaiense vai fazer falta,  pelas jogadas ousadas, pelos efeitos na branca e  pelo seu carisma. Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos.

Sinuca, um esporte técnico que exige cálculos  precisos e muita destreza,  foi  estigmatizado pela sociedade como esporte de malandro e desocupado. Nunca recebeu apoio do governo,  empresas ou outro segmento. A Rede Bandeirante de televisão na década de oitenta, ao transmitir campeonato de sinuca, ajudou a desmistificar essa imagem. Mas tudo pode mudar, no dia em que a sinuca se tornar numa modalidade olímpica.
(Zé William)

About José William Vieira

View all Posts

Brasileiro da Bahia que gosta de escrever. Escritor/Jornalista que gosta de abordar o cotidiano do seu ângulo de visão.

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas