Terno de Reis “Céu, Mar e Ar” mantém tradição de visitação de casa no Alto Maron

reisdoisTerno de Reis “ Céu, Mar e Ar” do Alto Maron,  mantém tradição de visitação de casa do próprio bairro. Com roupas de cores vibrantes e acompanhadas por tambores, flautas e triângulos, os foliões visitam as casas tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis”. Nesse sábado,  02 de janeiro de 2016 a vez foi da Rua Vasco da Gama.

O Sacerdote do Centro de Umbanda Oxalá: fé, esperança e amor do Alto Maron, o Senhor Bonfim, como todo ano faz,  numa demonstração de valorização dessa autêntica manifestação folclórica e religiosa, convida os reiseiros para  entoaram cantorias, ao redor do presépio montado em sua residência,  em comemoração do nascimento de Cristo e da visita dos três reis magos ao menino Jesus.  A casa enche de adeptos, apreciadores dessa arte  e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos ao menino jesus.

Em Conquista onde a religiosidade transborda, seja através do candomblé ou do catolicismo, não poderia faltar, no calendário, a Festa de Reis, que acontece em todos os bairros da cidade.

Devidamente caracterizados,  com fantasias e instrumentos, fazendo representações dos Três Reis Magos e outras personagens através de música, dança e versos, os ternos encantam os curiosos.

No dia 23 de dezembro, em Vitória da Conquista,  encontro de Ternos de Reis abriu a última noite do Natal da Cidade no  “Centro Galuber Rocha”. Dezesseis grupos participaram do evento. O encontro dos Ternos de Reis já virou tradição no evento, sendo promovido durante estes 19 anos. Uma demonstração da valorização dos ternos de reis, autênticas manifestações folclóricas e religiosas típicas do interior,  pelos conquistenses e reconhecida pelos próprios reiseiros.

pequenoreis

About José William Vieira

View all Posts

Brasileiro da Bahia que gosta de escrever. Escritor/Jornalista que gosta de abordar o cotidiano do seu ângulo de visão.

Deixe um comentário

Pular para a barra de ferramentas