BRASÍLIA — O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, confirmou déficit de R$ 30,5 bilhões no Orçamento 2016 e crescimento de 0,2% do PIB (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país). Ainda segundo Barbosa, a previsão de inflação ficou em 5,4%. A proposta de orçamento para o ano que foi entregue na tarde desta segunda-feira ao Congresso.Segundo pesquisa semanal Focus, realizada pelo Banco Central com as maiores instituições financeiras do país, a previsão é que a atividade econômica em 2016 caia 0,4%.Para a entrega da proposta nesta tarde, o ministro da Fazenda chegou antes mesmo do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), à Casa. Levy esperou Renan por cerca de cinco minutos. O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, chegou 15 minutos depois.

O número apresentado pelo governo, no entanto, é menor do que estimado no último relatório bimestral de receitas e despesas, quando a previsão era de uma expansão de 0,5%.

Sem a CPMF para ajudar a fechar as contas, diante da forte reação negativa à volta do imposto, o governo decidiu enviar ao Congresso, pela primeira vez desde a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, uma proposta de orçamento deficitária. O governo aposta que a exposição do déficit nas contas públicas terá “um efeito pedagógico” sobre o Congresso. Os números serão divulgados ainda hoje, prazo final para a entrega da proposta aos parlamentares.