Selic sobre a 12,25%. Veja como fica poupança

selicA taxa básica de juros(Selic) subiu para 12,25, conforme anuncio feito pelo Comitê de Política Monetária (Copom) nesta quarta –feira(21).

O aumento dos juros torna  aplicações na poupança ainda mais desvantajosas se comparadas a outros investimentos em renda fixa, considerados mais seguros.

A caderneta deixa de acompanhar a variação dos juros quando a Selic ultrapassa 8,50. Quando os juros são maiores  do que 8,50 ao mês, as cadernetas rendem apenas 0,5 ao mês mais a Taxa Referencial (TR, que fica próxima de zero).

Quando a taxa de juros fica abaixo de 8,50%, depósito  na caderneta feitos a partir de 4 de maios de 2012, quando passaram a valer novas regras, para aplicações na poupança, rendem 70% da Selic mais a TR.
A alta de 0,5% da taxa básica de juros já era praticamente um consenso entre a as estimativas feitas por instituições financeiras e analistas que participaram da pesquisa Focus do Banco Centra.

A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve como referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la, o BC contém o excesso de demanda, que se reflete no aumento de preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas alivia o controle sobre a inflação.

Abaixo, ilustração do que é a Selic reproduzido do site (http://agenciabrasil.ebc.com.br/)

selic

About José William Vieira

View all Posts

Brasileiro da Bahia que gosta de escrever. Escritor/Jornalista que gosta de abordar o cotidiano do seu ângulo de visão.

Deixe um comentário

Pular para a barra de ferramentas